sábado, 21 de abril de 2012

Grupo de Oposição Sindical Servidores Municipais em LUTA
SARANDI                                     -                                         Pr
Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem
Rosa Luxemburgo

CUMPRIR AS DECISÕES DA ASSEMBLÉIA É FORTALECER O SIMUS

A cada assembleia os servidores se apropriam do sindicato para fazer sua luta!

No dia 02/04/2012, às 18h00min, na casa da Cultura irmã Antona, ocorreu mais uma vitoriosa assembleia do Sindicato dos Servidores Municipais de Sarandi (SISMUS).
Depois de um intenso debate da categoria com a direção do sindicato fazendo um balanço da campanha salarial, concluiu-se que houve conquistas, destacando como principal delas o índice total de 9,34% a todos os servidores.
Concluiu-se também que é necessário fortalecer a luta e a organização dos servidores para ampliar estas conquistas.

Entre as reivindicações reafirmadas e decididas na assembleia destacamos:
  • Campanha de filiação ocorrida na assembleia e a decisão de estender as filiações nos locais de trabalho;
  • Mudança no horário de atendimento do sindicato, para que os servidores tenham acesso nos horários de almoço ou fim de expediente, pois não é possível para sair do trabalho para ir ao sindicato;  
  • Constituição de duas comissões, uma para estudo dos Planos de Carreira dos Servidores composto por servidores de diferentes secretarias/funções e a outra do Magistério para estudo do Plano de Cargos e Carreira do Magistério;
  • Fiscalização por parte do sindicato das condições de trabalho dos servidores, destacando a questão da hora atividade dos professores que é direito e não está sendo garantido na prática;
  • Entrar na justiça pelos 33% de hora atividade, pois é lei nacional e tem que ser cumprida;
Além disso, a direção do sindicato aceitou a proposta do Grupo de Oposição de realizar um congresso do Sindicato, ainda para este ano, com o objetivo de reformular o estatuto e democratizar o sindicato, já que o atual estatuto não contribui para aproximar a base da direção.
Não há tempo a perder é preciso aplicar imediatamente o que foi decidido e fortalecer a organização dos servidores. Nossa proposta é que o Congresso do Sismus seja realizado na primeira quinzena de julho antes das eleições municipais.

OPOSIÇÃO SINDICAL: SERVIDORES EM LUTA
A primeira batalha é vencida quando decidimos tentar! Mauro Mesquita                                                     

Pelo fim do imposto sindical (reversão salarial)!
A oposição sindical servidores em luta reafirma sua posição pelo NÃO DESCONTO da reversão salarial que nada mais é que a contribuição sindical compulsória de um dia de trabalho de todo trabalhador filiado ou não a um sindicato. No nosso caso este desconto foi antecipado para o mês de Abril. Neste momento a Central Única dos Trabalhadores (CUT), maior central sindical do Brasil, organiza um Plebiscito Nacional pelo fim do imposto sindical, condição fundamental para conquista da liberdade e independência sindical. A direção do SIMUS, filiado a CUT, ainda não organizou o plebiscito, mas sabe que a maioria dos servidores já se posicionou contra este imposto. Em 2010 um abaixo-assinado contra a reversão salarial impulsionado pela oposição sindical reuniu mais de 600 assinaturas.



quarta-feira, 11 de abril de 2012

A EDUCAÇÃO DE SARANDI PEDE SOCORRO.

A educação de Sarandi está gritando por socorro já a algum tempo, porém agora nós professores tomamos uma decisão importante: cada um cumprir com sua responsabilidade.
                Nosso prefeito, secretário (a) da educação fecharam os olhos para a educação deixando tudo nas costas da parte mais fraca “o professor”.
                Nosso município tem um dos mais baixos salários da região, por isso nossos professores estão migrando para municípios vizinhos, “Maringá, Marialva e Estado”, onde o salário é muito melhor, uma questão de sobrevivência, resultado a falta de professores é grande nas escolas.
Para as crianças não voltar para casa (na ausência de um professor) é tirado o professor do reforço, educação física, artes e ensino religioso para dar aula normal as crianças, resultado: seus filhos, nossas crianças que necessitam de mais apoio pedagógico ficam sem o reforço e sem as demais matérias que eles tem direito, também acontece a divisão de alunos ou seja: divide-se os alunos da sala sem professor, vai um pouco de aluno para cada sala, que tem professor, super lota essa sala, o professor não consegue dar uma aula como deveria dar,  ou seja, o aluno não teve aproveitamento nenhum, nessa mistura de estudantes. Acontece de alunos do pré ficar junto com alunos grandes e ai o que o professor pode fazer?
Quando tira o professor de educação física, arte e ensino religioso para ir para sala assumir as outras disciplinas, outras turmas, por que esta faltando professores nas escolas, o professor NÃO TEM HORA ATIVIDADE, não tem como planejar as aulas para ser trabalhadas com seus alunos.
Nós não conseguimos usufruir da licença premio (um direito nosso), pois falta professor.
Os responsáveis pelo bom funcionamento das escolas, prefeito, secretario (a) de educação fingem que não esta acontecendo nada, simplesmente ignora o baixo salario, dos professores, a falta de condições de trabalho, pois o professor se vira, porém esse se vira acarreta sobre carga de trabalho aos professores que encaram essa rotina diária, acarretando  problemas de saúde a estes professores e consequentemente prejudica o processo de aprendizagem dos nossos alunos.
Nós queremos trabalhar de forma legal, com condições dignas, que ninguém fique no prejuízo (nem professor e nem aluno), queremos uma educação de qualidade, com professores valorizados e cada um sendo responsável por seus afazeres.
Maria Aparecida de Oliveira (Cidinha).

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ASSEMBLÉIA! NOSSA ASSEMBLÉIA!
A cada assembleia os servidores se apropriam do sindicato para fazer sua luta!

No dia 02/04/2012, às 18h00min, na casa da Cultura irmã Antona, ocorreu mais uma vitoriosa assembléia do Sindicato dos Servidores Municipais de Sarandi (SISMUS).

Depois de um intenso debate da categoria com a direção do sindicato num balanço da campanha salarial, concluiu-se que houve conquistas, destacando como principal conquista o índice total de 9,34% a todos os servidores.

 Concluiu-se também que é necessário fortalecer a luta e a organização dos servidores para ampliar estas conquistas. Entre as reivindicações reafirmadas e decididas na assembleia destacamos:
  • Campanha de filiação ocorrida na assembleia (cinco novas filiações e só não foram mais por que acabaram as fichas) e decisão de estender as filiações nos locais de trabalho;
  • Mudança no horário de atendimento do sindicato, para que os servidores tenha acesso nos horários de almoço ou fim de tarde. Não da para sair do trabalho para ir ao sindicato;  
  • Constituição de duas comissões, uma para estudo dos Planos de Carreira dos Servidores composto por servidores de diferentes secretarias/ funções e a outra do Magistério para estudo do Plano de Cargos e Carreira do Magistério;
  • Fiscalização por parte do sindicato das condições de trabalho dos servidores, destacando a questão da hora atividade dos professores que é direito nao garantido na pratica;
  • Entrar na justiça pelos 33% de hora atividade, pois é lei nacional tem que ser cumprida;
Além disso, a direção do sindicato aceitou a proposta do grupo de oposição de realizar um congresso do Sindicato ainda este ano, com o objetivo de reformular o estatuto e democratizar o sindicato, já que o atual estatuto não contribui para aproximar a base da direção. Os presentes na assembleia comemoraram esta decisão tão importante.


terça-feira, 3 de abril de 2012

Valeu SISMUS! Valeu servidores pela participação na Assembléia!
A DEMOCRACIA! O DEBATE DEVE PREVALECER SEMPRE!