Grupo de oposição sindical que surgiu no início do ano de 2010 para reivindicar junto ao SISMUS convocação de assembleias nas quais os servidores pudessem participar efetivamente de discussões relacionadas aos seus interesses, tais como: negociação salarial (reposição das perdas), Plano de Carreira dos Profissionais da Educação, revisão do plano de carreira dos servidores municipais entre outras, tão relevantes, porém, tão deixadas de lado.
O grupo de oposição sindical Servidores em Luta tem por princípio e objetivo mobilizar a categoria dos servidores municipais para que estejamos atentos aos atos e/ou principalmente a falta deles, e não sejamos pegos de surpresa nas questões que nos atingem diretamente, não só enquanto servidores, mas também enquanto cidadãos.
A nossa omissão tem nos causado frustrações e insatisfações. Queremos apenas exercer o nosso direito de opinar, de participar ativamente nas questões que nos dizem respeito, que interferem diretamente em nosso desempenho profissional.